quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TV na educação da fofolete? Não. Muito Obrigada!



Tem mais de mês que comecei a implicar com a televisão, principalmente com o conteúdo. E não é simplesmente implicar por implicar, o motivo principal é a educação de Isabela. E de fato a programação da televisão (tanto ABERTA, como A CABO) não me enche mais os olhos. Não consigo ver muita coisa de interessante pra mim e muito menos para Isabela assistir.
E por ter descoberto que pouco ou nada se tira proveito da televisão, resolvi ignora-lá. Ainda temos aqui em casa duas televisões. Uma na sala e outra no quarto. Sendo que a da sala é ligada raramente, geralmente quando temos visitas, ou nem quando se tem visitas. Descobri em um livro de etiqueta que é anti-ético você ligar a televisão quando esta recebendo visitas, afinal a pessoa foi até sua casa para conversar e ver VOCÊ e não a televisão, isso ela deve ter na casa dela. (Obs: Lembrando que não é anti-ético ligar a TV caso o convidado peça para ver algo em especial!).
E então resolvi que nos horários das refeições a TV não seria ligada. Viktor (O pai da fofolete) de início não aceitou muito bem a idéia, afinal ele questionou que perderia o jornal local. E eu questionei que o jornal local passa 3 vezes ao dias (Manhã, tarde e noite)e praticamente todas as emissores possuem jornal local. Porém, caso ele não conseguisse ver NENHUM, bastaria vir até a internet para assim conseguir assistir. E então consegui convence-lo quando questionei que nos horários das refeições precisávamos dar valor aquele momento, por ser um momento sagrado. Tínhamos a obrigação, além de agradecer por aquela refeição, de aproveitar este horário para nos aproximarmos de nossa filha. Não é porque Isabela ainda esta com 1 ano e 2 meses e por acharmos que ela nunca há de lembrar desses momentos, que deixaremos de fazer isso.
Enfim, desde que surgiu a tal implicância, já chegamos a ficar 3 dias sem LIGAR a televisão. Quando fico só em casa com Isabela, nem ligo a televisão. Prefiro brincar com ela de boneca, ou de pintar, dar uma volta, etc. Qual quer coisa que seja a favor do XÔ SEDENTARISMO, nos cativa! Televisão é ligada quando o pai da fofolete chega em casa! Costumo dizer que ele é alimentado pela luz da TV. Hehehe.
Aaaah! Sem falar na lavagem cerebral que a publicidade e propaganda faz com as crianças, dizendo que elas TEM QUE TER isso ou aquilo. E então elas acabam de fato querendo, por pura insistência daquela publicidade e não por um desejo "próprio". É como se diretamente dissessem a criança que se ela COMPRAR tal produto além dela de se sentir melhor, ela SERÁ MELHOR que o seu outro colega. E não é bem assim! EU (EU-EU-EU E EU!) não sou a favor de criar um mundo de competitividade. Não na cabeça de uma criança imatura. Afinal, é óbvio que quando adulto necessitamos desse espírito de competição.
É isso! Neste exato momento são 18:16. Minha fôfô tá dando um cochilo e vou já acorda-lá para darmos uma volta , ver que tem um mundo lá fora.

Beijos. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que você acha?